Em 1978 o arquiteto Ricardo Julião fundou o seu escritório e hoje, após todos estes anos de experiência, o escritório Julião Arquitetos, reúne aproximadamente 600 projetos em seu portfólio, desenvolvidos em mais de 3 milhões de m².
A equipe Julião Arquitetos atua desde o início do processo de seus clientes, auxiliando no planejamento estratégico e estudo de viabilidade legal, buscando sempre as melhores opções.
Logo após o planejamento é a equipe de Criação do escritório que dará forma ao que foi definido e acompanhará todo projeto até a sua finalização na etapa de Executivo.
O Edifício Dacon localiza-se na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que é um dos centros financeiros e comerciais da cidade de São Paulo. Foi projetado pelo arquiteto Ricardo Julião e inaugurado em 1981,[1] com 96 metros de altura com vidro japonês esverdeado. Foi o primeiro edifício em São Paulo a receber painéis de vidro em toda a fachada. A novela Cortina de Vidro, exibida no SBT em 1989/90, teve o edifício Dacon como "pano de fundo", até ser incendiado (na trama).
A Cidade Nova é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas. A partir da década de 1980, com o Urbanismo desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Julião e com colaboração do arquiteto Edson Musa, a Cidade Nova tornou-se referência como zona de crescimento. As antigas casas isoladas deram lugar ao maior projeto de urbanização e crescimento populacional da história de Manaus, pois a partir daí a Zona Norte da cidade passou a crescer significativamente, como até hoje. A partir do final da década de 1990, o bairro transformou-se num dos maiores da capital. Logo, em 1992, atingiu uma população de 100 mil habitantes. Na década de 2000, sua população chegou a ultrapassar os 500 000 habitantes. Em 2010, o bairro foi dividido e deste, originaram-se três novos bairros em Manaus: Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo, todos originados a partir de sua divisão.
Localiza-se a cerca de setenta quilômetros de Ilhéus. Na ilha, está instalado o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, projeto do arquiteto Ricardo Julião e colaboração do arquiteto Edison Musa, possui um aeroporto próprio. A ilha possui 21 quilômetros de praia semi-deserta onde ainda residem pescadores em casas bastante simples. A ilha é um dos pontos turísticos do município. Impossível falar do Transamérica Comandatuba sem lembrar da sua contribuição social para a região. A maioria dos funcionários são moradores da comunidade da ilha ou das cidades de Una e Canavieiras. Até as poucas pequenas pousadas que ficam em Comandatuba são demandadas pelo resort, servindo para hospedar as equipes de montagem e funcionários ligados aos eventos que ocorrem lá.
“Foi uma grande jornada chegar até aqui. Temos agora o mais completo destino de eventos do Brasil”, destacou o diretor-executivo do Royal Palm e idealizador deste projeto, Antonio Dias. “Estamos posicionados a nível nacional, pois a grandiosidade do complexo extrapola o estado de São Paulo”, complementou. Com projeto do Arquiteto Ricardo Julião, lançado em 2012 e de números superlativos, o Centro de Convenções conta com 44 mil m² de área construída, além do Royal Palm Towers Anhanguera, hotel quatro estrelas com 226 apartamentos, hotel Contemporâneo, de categoria econômica, com 310 apartamentos. Torres comerciais e um Mall.
Fundação Renova é a entidade responsável pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Projetos Urbanístico, Arquitetônico e de Engenharia para a realocação, construção, recuperação da memória das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira. No novo projeto urbanístico , todas as relações de vizinhança foram mantidas baseadas nas comunidades originais. Os projetos residenciais estão sendo executados um a um , de acordo com as necessidades de cada família impactada e inspiradas nas moradias originais. Os equipamentos públicos tais como escolas, posto de saúde, igrejas e demais edifícios, estão sendo projetadas nos melhores conceitos de funcionalidade, modernidade e qualidade.
Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo – SP, em 1972, com aperfeiçoamento profissional em “Administração e Planejamento Hospital”, no AMI – American International (em Miami, Flórida, nos Estados Unidos), em 1977 e “Desenho Urbano e os Problemas das Grandes Metrópoles Contemporâneas”, na Universidade de Sorbonne (na França), de 1968-1969.
Formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo – SP, em 1988, com aperfeiçoamento profissional em "Gestão de Projetos de Arquitetura" em 2013 nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; realizou o curso de "Viabilidade Técnica para Empreendimentos de Mercado Imobiliário na cidade de São Paulo" pela Forma Arquitetos e "Incorporação Imobiliária" pela Universidade Secovi.
Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2015, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em São Paulo – SP.